segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sedentarismo - Infância


    Como já postei anteriormente, a obesidade é um dos males que mais prejudicam a qualidade de vida do ser humano na atualidade e suas principais causas são má alimentação e sedentarismo. A falta do hábito de realizar atividades físicas regulares e sistemáticas vem modificando até mesmo países que traziam em seus costumes mais antigos a cultura de exercitar o corpo. Como consequência de alterações dessa magnitude, o problema do aumento excessivo de peso corporal já atinge uma parcela significativa da população infantil.
    O resultado desse contexto já é visível, mas para que se chegue a soluções deve-se antes visualizar as causas. Para início de conversar é mister que se entenda que educa-se pelo exemplo e que o primeiro e principal exemplo para uma criança é o de seus pais. Pais sedentários vão criar, via de regra, filhos sedentários. Da mesma forma acontece com a alimentação, assim como com a maioria dos hábitos de vida.
    O modo de vida urbano contemporâneo é outro fator que contribui para o sedentarismo precoce. Espaços reduzidos, violência, desvalorização da educação física e do desporto escolar são os principais alicerces da atual cultura da preguiça, juntamente com a ausência de exemplo citada acima. 
    Como se trata de uma vertente educacional, penso que encontra-se no lar e na escola a solução para que se alcancem resultados positivos em um futuro próximo. A escola tem papel fundamental neste processo não apenas incentivando o esporte competitivo e recreativo, como também ao resgatar brincadeiras infantis que se perdem com o passar dos anos. Antes de se pensar em iniciação esportiva e aprendizagem de técnicas específicas de determinada modalidade, deve-se proporcionar o movimento livre, variadas sensações táteis e motoras sempre com base na ação lúdica. Jogos e brinquedos cantados, cirandas, rodas e todas as atividades que envolvam ludicidade e o imaginário infantil devem ser o ponto de partida que garantirá o vínculo consistente da criança com seu corpo em movimento. O prazer de brincar e jogar com o próprio corpo livremente e interagir com outras crianças cria raízes profundas e poderosas no hábito dos futuros adultos. O esporte usado como ferramenta educacional e de promoção de saúde é um meio eficaz e barato para evitar uma população enferma.

2 comentários:

  1. Concordo com você ! Gostei muito de sua postagem e realmente percebo também que o número é cada vez maior de crianças obesas em nossas escolas. Talvez ensinando aos alunos sobre hábitos alimentares saudáveis, talvez consigamos reverter a situação. Mas para um trabalho mais eficaz, apenas com o apoio da escola e da própria comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Vivian! Tudo que envolve hábitos e comportamentos tem relação com educação. E o processo educacional tem como pilares a família e a escola, sem dúvida!

      Excluir